RH34 - Comunicação, Expressão e Retórica

Influência da Comunicação e da Positividade Como Geradora de Mudanças


 

Atividade de Fórum

  1. Com suas palavras, escreva como a Comunicação pode interferir no sucesso ou insucesso de uma organização, seja essa organização uma Família, uma Comunidade Religiosa, uma Empresa, ou qualquer outro exemplo que você queira usar.
  2. O que é necessário conseguir uma comunicação eficaz e para influenciar nas melhores decisões?

Respondam essas questões ou comentem respostas dos seus colegas sobre essas questões.

OBS.: Escrevam com afinco! Comentários curtos demais ou evasivos, serão desconsiderados.

27 Comments on “Aula 1 :: Turma 102914 – RH :: Pacatuba :: RH32 – Comunicação, Expressão e Retórica

  1. A comunicação é hoje uma das principais preocupações das empresas , pois para se obter o sucesso é necessário trabalhar em equipe. E para se trabalhar em equipe e necessário ter uma boa comunicação. Atualmente a comunicação ficou conhecida como um dos fatores mais importantes dentro de uma empresa, porque qualquer ação começa através da comunicação.
    Praticamente todas as empresas possuem um departamento de comunicação e cabe a essa equipe de funcionários elaborar a política de comunicação dentro da empresas facilitando a boa comunicação entre os funcionários de uma maneira mais simples , esses profissionais precisam fazer com que toda a empresa fale à mesma língua , pois quando a comunicação é ineficaz os problemas sempre irão aparecer.
    A implementação de uma comunicação interna eficaz permite a interação de todo o coorporativo da empresa. Entre seus principais objetivos estão informar os funcionários sobre a empresa e o ambiente e trabalho, gerando um bom relacionamento interpessoal. Além disso a sua prática também é excelente na constituição da imagem da empresa . A comunicação nas organizações deve ser uma ferramenta estratégica nos mais variados níveis hierárquicos para atingir o verdadeiro sucesso da organização.

  2. 1º Nós comunicamos para expressar opiniões. Pois, através dela iremos obter respostas positivas e/ou negativas. Com isto, devemos obter respostas positivas e negativas. Portanto, devemos ter uma linguagem formal, direta, educada para resultados desejados.
    2º É necessário saber a hora e escultar no momento do diálogo mesmo tendo a dominância do assunto assunto, para podermos proporcionar um diálogo produtivo. Sendo assim, para uma melhor influência precisamos certificar que as informações foram passadas e absorvidas corretamente.

    Joelma Teófilo

  3. 1- QUESTÃO: a comunicação é considerada como uma das principais competências que influenciam a contratação de um profissional e um dos fatores que contribuem o futuro de uma carreira. Por que tanto valor tem sido dado a comunicação?! A comunicação é determinante, hoje, em qualquer setor, especialmente na gestão de pessoas, e a liderança é uma dessas especificidades, pois quem não comunica, não lidera. O conhecimento só se torna válido quando é compartilhado e a evolução acontece quando tiramos proveito desse conhecimento, transformando em sabedoria e utilizamos na nossa vida prática para a nossa realização pessoal, social e profissional, assim irá interferir no sucesso da organização, porém se não utilizar a comunicação para passar o conhecimento, irá interferir no insucesso da organização!

    2- QUESTÃO: É importante saber ouvir as críticas, se saber ouvir já é difícil, então ficar ouvindo críticas sobre os outros e sobre você! É meio complicado. Muitas pessoas não aceitam que outros falem MAL sobre elas mesmas, principalmente se estas pessoas são de níveis mais baixos na empresa. Ouvir críticas e realizar auto-críticas fazem parte de uma aprendizagem que nos leva a saber trabalhar e viver em equipe e conhecermos melhor nós mesmos. De alguma forma as críticas nos influenciou a tomar alguma decisão!

  4. Bom a comunicaçao começou a emirgir como campo academico distinto devidos as novas tecnolias e hoje nas empressa a comunicaçao no mmeu contexto a comunicaçao vem sendo visto como um vilao por que as pessoas falam o que nao ouvem.Hoje em dia nao e necessario comprar jonal q a tecnologia hoje estar avançada

    1. 1- Saber usar as palavras é importante, tanto para dar um conselho quanto para chamar a atenção por um trabalho mal feito, ler ainda é a melhor forma para se obter uma informação verídica, e assim se comunicar de forma mais correta sobre o assunto. pois quem não ler é obrigado a acreditar naquilo que lhe contam,

  5. A respeito do filme..podemos ver acima de tudo quer mesmo com tais consequencias que provocamos ao nosso planeta ainda nao fazemos muita coisa pra reverter esse quadro catastrofico(ACEITACAO)de que o planeta esta morrendo..

  6. 1º Uma boa comunicação nos ajuda a construir a reputação de uma empresa. O funcionário bem informado fica mais motivado
    e comprometido com o crescimento de uma empresa. Outro ponto importante e a força da marca e da imagem. Uma marca bonita
    e criativa ajuda clientes e fornecedores a identificar a empresa e, contribuir para diferencia-la competitivamente de outra empresa.
    Ao contrario a comunicação mal sucedida nos trás insucesso e diversos problemas para empresa.
    2º A comunicação nas organização é uma das formas mais eficazes da corporação sobreviver e prosperar no mercado competitivo atual.
    Onde estabelece um relacionamento entre a empresa e os funcionários. Para conseguir uma comunicação eficaz precisamos
    saber ouvir,saber ouvir criticas,saiba expor,seja breve e objetivo,evite excessos,seja coerente entre outros.

  7. Um otimo filme, com uma visao futurista para a tecnologia, mas tem como uma relevancia ao planeta.Otmismo, persistencia valores visiveis n filme… contudo so nossas acoes podem reveter esse quadro….nao digo pra agora mas sim para nossas futuras geraçoes…..

  8. Para cada situação voce tem que saber se expressar, para cada problema, cliente ou amigo temos que agir de forma diferente, para cada resultado que quer obter, tem que saber usar as palavras, com delicadeza quando preciso ou com firmeza dependendo sempre da ocasiao e da pessoa. para resolver um problema familiar é preciso saber se comunicar para passar a mensagem desejada ou então pode até piorar a situação

  9. 2- É importante saber escutar o desabafo da pessoa e então saber falar , dar sugestões e então resolver da melhor forma possível, as empresas procuram empregados que saibam lidar com diferentes tipos de pessoas, com paciência, seriedade e compromisso, pessoas disposta a lidar com conflitos de opiniões e saber se comporta diante disso. pessoas que não levem problemas pessoais para o trabalho e vice versa, que não sejam levadas pela emoção e nem por resultados do time de futebol, pessoas sem muitos preconceitos e principalmente que entendam que somos humanos e erramos.

  10. 1. Comunicar é mais do dizer algo, é transformar em ação o que as palavras querem dizer.É fazer-se entender.
    Por isso a comunicação é de sumo importância no ambiente em que convivemos,principalmente no local de trabalho onde nos deparamos com pessoas até então desconhecidas,mas que passamos a conviver todos os dias e com um só objetivo a empresa no auge.
    E no insucesso pode ser em uma frase mal escrita ou uma interpretação errada e o desrespeito ao contexto do outro, é se firmar no seu contexto e esquecer do contexto do outro.
    2. É se interessar pelas pessoas,está presente quando a mesma está falando, passando a entender e compreender. Isso faz com que a pessoa passe a ter uma empatia por você, daí será sua vez de falar sobre coisas positivas. Fazendo as pessoas se sentirem importantes, traz grandes resultados como; fechar negócio, vender ou até mesmo no convívio empresarial.

  11. 1.Comunicação,aumenta o conhecimento, cria expectativas e propõem exigências dentro das empresas. O sucesso de uma organização ou empresa depende da sua comunicação seja ela qual for a ferramenta a ser utilizada, como a publicidade,marketing direto entres outros.
    A má comunicação também trás prejuízo para a empresa,exemplo; Em um outdoor com a escrita feita de forma incorreta demonstra uma má compreensão no objetivo em que a empresa deseja alcançar e a impressão também pois a comunicação é um fator decisivo da imagem da empresa ou organização.
    O fundamental é saber transmitir a comunicação de forma objetiva e concreta para que as pessoas possam compreender,e assim a empresa ganha mas credibilidade.
    2. É necessário que se tenha clareza e coerência,ou seja haja compreensão e não deixe dúvidas da comunicação da qual deseja transmitir. Na influência das decisões o essencial é saber ouvir a opinião das pessoas ,mostrar que a empresa não é unilateral ou seja que ouvi um lado só, ela dever ouvir várias opiniões de diferentes para tomar a melhor decisão possível.

  12. (1) Englobando no contexto geral familia, empressa, ou em qualquer outra organizaçao a comunicacao é esencial tanto na vida profissional ou pessoal. Pois atraves desta é criado a ponte do dialogo, um elo entre ideias, discursoes, e informaçao seja eate para solucionar ou chegar ao ponto de conclusao objetivando uma ideia central o sucesso de ambas partes.
    Levando pro lado empresarial ainda existe uma deficiencia em relacao a comunicação interna.
    Esta parte que condiz empresa e coloborador, é importante que encare a comunicação como uma aliada pois tanto o ambiente interno e externo influenciam em seu sucesso ou fracasso diante do mercado. O objetivo dessa companhia deve ser repassado de forma clara e simples, logico que propicio a acao e reacao posso assim dizer uma forma de gestao participativa entre os envolvidos para obter resultados beneficos.
    (2) Uma verdadeira comunicao tem que haver respeito diante do conflito ou situação, a ser debatido ou dicurtido. A hora certa de escultar e absolver a conversa é fundamental. Um conflito de ideias nao resolve-se a base do tom mais alto, cada um tem que ser coerente na hora do diálogo, para nao se torna improdutivo.
    Em uma empresa certos pontos , ou ideias pra serem discurtidas sao direcionados ao publico interno visando o objetivo principa,l a lucratividade e o engajamento de seus coloboradores. Esse tavez seja o pilar para o caminho da boa comunicaçao com um retorno produtivo para a empressa.

  13. 1. Uma comunicação eficiente é fundamental para o sucesso das organizações como em todas as esferas da atividade humana. A comunicação bem administrada e desenvolvida oferece clareza e uma otimização nos processos internos, em tomadas de decisões, tanto como no desenvolver de relacionamentos. Tendo em vista que tudo que se constrói e se destrói é pela a comunicação ou por falta da mesma. A má comunicação traz desgastes, perda de tempo e retrabalho. Com tudo, a comunicação é verdadeiramente fundamental a nossa vivência.
    2. É importante que seja clara, consistente e coerente, que seja fácil a compreensão entre as pessoas com diferentes pontos de vista, que consiga convencer, motivar, mudar comportamentos e atitudes, proporcionando um melhor desempenho e produtividade dos colaboradores.

  14. 1. Uma boa comunicação é sempre eficiente, por que através da comunicação que passamos um para o outro que podemos se expressar. se não tiver uma boa comunicação tudo sai errado e nada tem sentido e por isso como sempre temos nos comunicar bem. Com uma boa organização entre todos sempre haverá uma comunicaçao bem sucedida.
    2 É necessário que tenha bastante conhecimento para não sair nada errado, um bom esclarecimento para não ter dúvidas.

  15. 1-A comunicação possui um papel muito importante dentro da organização,ela é uma ferramenta necessária para as empresas.Ela também é uma ferramenta de estratégia que permite que a empresa obtenha o sucesso ou o fracasso no ambiente mercadológico em que ela está inserida.Uma comunicação bem estabelecida e que realmente funcione é um grande desafio para empresas.Mas cabe as empresas favoreceram a comunicação para não correrem os riscos de perderem confiança,participação de mercado, credibilidade e diminuírem a produtividade.É necessário que as organizações vejam a comunicação como uma ferramenta de melhoria que pode ajudar na intenção do sucesso da empresa.
    2-Muitas vezes em meio um diálogo nem sempre apresentamos a postura adequada para o momento. Dominar um determinado assunto pode fazer com que pessoas falem muito,deixando de ouvir e abrir espaço para outras opiniões.Quando isso acontece,é preciso saber a hora de parar e escutar verdadeiramente,proporcionando um diálogo produtivo.É muito importante apresentar idéias sobre as decisões que estão sendo discutidas.Entretanto,é importante ser flexível e respeitar o ponto de vista de outras pessoas envolvidas,de forma ética e profissional. Mostrar atenção com o que os outros tem a dizer é algo que mostra muito sobre quem você realmente é.Um dos pontos principais em uma comunicação eficaz é verificar se a transmissão da idéia foi bem sucedida,ou seja, se você se faz entender e se a pessoa capotou exatamente a sua mensagem.

  16. 1.A comunicação é uma das principais competências necessárias a todo ser humano, principalmente no mundo em que vivemos,pois através da comunicação podemos ter resultados positivos ou negativos,diante do que passamos para outras pessoas,seja em grandes organizações ou pequenos grupos de pessoas,tudo vai depender da maneira,pela qual nos expressamos.
    2.Um dos pontos principais em uma comunicação eficaz é verificar se a transmissão da ideia foi bem sucedida, ou seja, se você se fez entender e se a pessoa captou exatamente a sua mensagem,ou seja,você tem sempre que saber ouvir para ser bem compreendido.

  17. 1- A comunicação é um grande processo para a qualidade é a compreensão do seu propósito geral. Sendo o seu objetivo focalizar a importância de uma comunicação eficiêne no desenvolvimento da interação organizacional. Ter uma boa comunicação dentro da empresa ajuda seus funcionários a indedificar o foco principal da empresa.

    2- Dentro de uma organização essa ferramenta se torna importante para estabelecer um bom relacionamento entre a empresa e os funcionários. Permitindo que eles acompanhe seus principais resultados. Nessa perspectiva, a sua prática não é responsabilidade de um departamento específico, mas sim de todos que os compõem a empresa, desde gestores a subordinados. Somente dessa forma, pode-se evitar ruídos e conflitos que atrapalhem o bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.

  18. Q.01 – A comunicação é de grande importância, em qualquer organização. Pois é através da comunicação que se constrói um mundo melhor. Ela proporciona união quando há respeito entre as partes/grupos. A comunicação ela atua como parte fundamental na qual compartilhamos ideias, experiências e sentimentos.
    […] Segundo as palavras de Paulo Freire ” Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho e na ação”

    Q.02 – É necessário ter respeito um ao outro, saber se expressar e tentar se comunicar cada vez melhor , pois a boa comunicação ela é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Afinal, ela está presente em todos os momentos do nosso dia-a-dia, com um foco: a transmissão da mensagem a um receptor.

  19. 1. A comunicação é uma ferramenta fundamental para as organizações e para um todo no geral. Nas organizações uma comunicação quando mal feita gera insatisfação, insegurança e até falta de comprometimento para seus clientes.
    As organizações estão em constantes mudanças, só as melhores estratégias sobreviverão, considerando essa realidade atual a comunicação é o suporte necessário para um bom relacionamento, por meio da comunicação é possível obter recursos a fim de atingir bons objetivos.
    Uma comunicação bem estruturada é o resultado dentro das organizações de um trabalho em equipe bem feito entre as áreas que as compõem, é uma ferramenta determinante no que se refere ao sucesso da empresa.

  20. 2 .A comunicação nas organizações é uma ferramenta estratégica obrigatória dentre todos os setores da empresa, não é de responsabilidade de um departamento específico mas sim de todos que compõem a empresa. A comunicação tem que ser objetiva e precisa para não gerar transtornos.
    Uma boa comunicação e sempre a melhor forma de expressar nossas opiniões.

  21. 1. A comunicação se torna uma vilã dentro de uma empresa quando há a falta da mesma, informação passada de forma incorreta, perda da informação, quando as pessoas tendem a compartilhar apenas as boas notícias com seus chefes suprimindo as notícias ruins, ocultando os problemas importantes e deixando de solucioná-los, não utilizar o meio de comunicação apropriado, ou simplesmente não passar a informação adiante, estes são alguns exemplos que causam vários transtornos, que podem levar uma organização ao fracasso.

    2. É necessário construir um relacionamento com sua equipe, informar, persuadir, envolver e consequentemente motivar, isso ajuda a construir uma imagem organizacional mais clara, limpa para os diversos públicos da organização.

  22. 1 – O processo de comunicação está presente em nosso dia a dia, desde o momento na qual acordamos até a hora de irmos dormir. Sendo verbal ou não verbal, ela está presente em diversos exemplos do nosso cotidiano, como em uma conversa no happy hour com os colegas de trabalho, em um gesto de desaprovação, no trânsito, na sala de aula, em uma peça de teatro ou em um dialogo entre surdos-mudos, nas empresas entre setores, nas instituições e organizações, deixando claro que é impossível dissociar nossa vida das nossas necessidades de comunicação.

    2 – Para uma comunicação eficaz no mundo em que vivemos podemos entender como aquela que transforma e muda a atitude das pessoas. Se a comunicação apenas muda suas ideias, mas não provoca nenhuma atitude, então a ela não atingiu seu resultado. Assim sendo, ajudará a qualquer indivíduo na tomada das melhores decisões.

  23. 01-A comunicação é muito importante dentro de uma organização e se usada da maneira certa pode trazer grandes benefícios pra dentro da mesma,apesar de ajudar bastante os subordinados a fazerem um trabalho bem feito.saber usar as palavras certas nos momentos certo é de estrema importância.
    Mais a comunicação usada de maneira errada também tem seus resultados que com certeza não serão tão agradáveis.
    Então saber se comunicar com todos é muito importante.

    02- uma boa comunicação a gente consegui através de leituras.uma comunicação eficaz pode mudar ideia de varias pessoas.

  24. 1-A comunicação é uma ferramenta principal para qualquer organização
    pois é a partir dela que se estabelecem decisões de qualquer competência
    seja de sucesso ou de insucesso tudo vai da forma como se expressa.
    2-È necessário ser direto e esclarecer de uma boa maneira a mensagem desejada,assim
    não deixando o receptor com dúvidas ou questionamentos.

  25. 1º QUESTÃO_ A comunicação é a principal ferramenta para o sucesso de uma empresa, ela é chave para o bom andamento da organização.
    A boa comunicação faz com que os colaboradores tenham uma nova perspectiva do local onde trabalham, estando bem informados sobre
    os objetivos da companhia sentem-se partes importantes nos processos, ficando sempre motivados e confiantes sobre sua participação em
    cada conquista. As empresas precisam estar trabalhando constantemente numa cultura voltada para o diálogo e troca de ideias.
    2º QUESTÃO_ Ser claro e objetivo é a forma mais eficaz para se conseguir uma boa comunicação, saber se expressar, ter domínio sobre o
    assunto e conhecer o perfil do seu público-alvo são pontos importantes para se obter êxito.

  26. 1-A comunicação é muito importante em uma organização.
    Ela nos proporciona respeito uns com os outros,mas para haver o respeito tem que ter primeiro a união entre as partes.A comunicação sendo bem usada e de maneira muito correta pode trazer muitos benefícios para dentro de uma empresa,mas se ela for usada de maneira incorreta acaba trazendo danos para a empresa quanto aos que trabalham nela,gerando assim discussões,diferenças nas opiniões um dos outros,os próprios membros das equipes acabam se resumindo,ficam criticando uns aos outros,concluindo,acaba gerando um grande conflito dentro da própria empresa.Quando a comunicação é bem informada,os próprios colaboradores setem-se com mais confiança e pesperctivas do local onde trabalham,assim,se unem cada vez mais,um procura levantar a auto-estima do outro,não deixa que a equipe se desanime jamais,procura sempre saber a opinião de cada um da equipe e tendo diálogo e trocando ideias uns com os outros.
    2-Primeiro precisamos ter respeito um ao outro.É necessário saber qual assunto está sendo discutido para esclarecer de maneira correta a mensagem que precisa ser transmitida.Se expressar de maneira bem clara para não deixar dúvidas ou questionamentos quanto ao receptor que está captando a mensagem.

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